ASSINE
search button

Justiça britânica culpa 5 de planejar atentado com explosivos químicos

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - Um tribunal londrino declarou nesta segunda-feira cinco homens culpados de conspirar para causar explosões com substâncias químicas, em uma trama vinculada com a organização terrorista Al Qaeda, informaram fontes judiciais.

Segundo a rede pública 'BBC', a célula também tinha conexões com os autores dos atentados de 7 de julho de 2005 contra o transporte público de Londres, nos quais 52 pessoas morreram.

Os terroristas, de nacionalidade britânica, planejavam atacar com bombas feitas de fertilizantes químicos diferentes alvos no Reino Unido, incluindo um centro comercial e uma discoteca.

Outros dois suspeitos foram absolvidos de sua participação na conspiração, desmantelada pela Polícia em 2004 após uma longa investigação com ramificações no Paquistão e no Afeganistão.

Omar Khyam, de 26 anos e residente em Crawley (sul da Inglaterra), foi declarado culpado de conspirar para causar explosões que puseram vidas em perigo entre 1º de janeiro de 2003 e 31 de março de 2004.

Foram condenados ainda, enfrentando também a prisão perpétua, Waheed Mahmood, de 34 anos, e Jawad Akbar, de 23, ambos de Crawley; Salahuddin Amin, de 31 e residente em Luton (ao norte de Londres); e Anthony Garcia, de 24 e morador do leste de Londres.

Outros dois homens, Nabeel Hussain e Shujah Mahmood, foram absolvidos das acusações.

O grupo tinha comprado 600 quilos de nitrato de amônia de comerciantes agrícolas e os armazenavam em um depósito em Hanwell, no oeste de Londres, à espera de utilizá-los nos ataques.

Segundo o promotor, um dos mais longos sobre terrorismo já ocorrido no Reino Unido, os homens entraram em contato por compartilharem as causas muçulmanas no mundo todo. E concluíram que a violência era a resposta e organizaram treinamentos em campos militares secretos no Paquistão.

Na sede no Reino Unido, os homens trataram de ataques a vários alvos, entre eles o centro comercial de Bluewater, no condado de Kent (sul da Inglaterra), e a discoteca londrina Ministry of Sound.

O grupo também visava atacar o sistema britânico de fornecimento de gás e eletricidade e o Parlamento do Reino Unido durante a sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro.

Enquanto o grupo traçava seus planos, os serviços de contra-espionagem britânicos, MI5, já tinham localizado alguns deles, alertados também pelo pessoal do armazém e os tinham sob vigilância.

Aparentemente, os agentes substituíram os fertilizantes por uma substância inócua e continuaram com a investigação, que culminou em uma série de operações em 2004.

Segundo o promotor, o grupo tinha outros dois cúmplices, um americano chamado Mohammed Junaid Babar, que se confessou culpado após ser detido pelo FBI e foi uma testemunha-chave da acusação, e Mohammed Momin Khawaja, que espera para ser julgado no Canadá.