ASSINE
search button

Novos ataques no Iraque deixam 11 mortos

Compartilhar

Agência EFE

BAGDÁ - Pelo menos 11 pessoas morreram nas últimas horas no Iraque numa nova série de ataques, principalmente na província de Salah ad-Din, no norte do país, informaram fontes policiais.

Segundo as fontes, quatro guarda-costas do vice-ministro do Interior, Ahmed Mohammed Khalaf, morreram numa emboscada armada em Shurqat, 85 quilômetros ao norte de Tikrit, capital da província.

O filho do vice-ministro também morreu no tiroteio, acrescentaram as fontes.

Também em Shurqat foram achados os corpos de duas pessoas com tiros na cabeça.

Na cidade xiita de Dujail, 60 quilômetros ao norte de Bagdá e na mesma província, outras duas pessoas morreram num atentado. Não há mais detalhes.

A província de Salah ad-Din, quase exclusivamente sunita, é um dos redutos dos grupos radicais sunitas que combatem as tropas de ocupação e as instituições do Iraque pós-Saddam.

Um carro militar americano foi destruído ao passar por cima de uma bomba perto de Duluiya, 90 quilômetros ao norte de Bagdá, segundo fontes policiais. Até o momento não há informações sobre vítimas do ataque. Helicópteros americanos foram vistos sobrevoando a região imediatamente após a explosão.

Em Zafaraniya, 40 quilômetros ao sul de Bagdá, três pessoas, entre elas uma mulher e uma criança, morreram atingidas por tiros de morteiro numa área residencial. A região fica entre Bagdá e as áreas xiitas do sul do país. A sua população é uma mistura de xiitas e sunitas.