ASSINE
search button

Irã adverte que responderá com firmeza a ameaça contra águas iranianas

Compartilhar

Agência EFE

TEERÃ - O comandante da Força Naval iraniana, general Sayad Koyki, advertiu nesta segunda-feira que o país responderá com firmeza a qualquer ameaça de 'inimigos' a suas águas jurisdicionais.

Em entrevista publicada pela agência 'Irna', Koyki reiterou que a Marinha 'tenta elevar sua capacidade defensiva, já que a experiência é importante para dirigir duros golpes aos principais centros do inimigo no mar'.

O alto militar iraniano afirmou, além disso, que a Força Naval "segue instalando baterias de mísseis que tomariam como alvo os centros do inimigo' no Golfo Pérsico.

O objetivo, destacou, é 'defender os interesses, as águas e as ilhas iranianas no Golfo Pérsico'.

As declarações de Koyki ocorrem poucos dias antes da celebração no Irã do Dia do Exército, em um momento em que continua a tensão entre Estados Unidos e a República Islâmica pelas atividades nucleares deste país.

O Irã expressou repetidamente sua oposição à presença de 'tropas estrangeiras' no Golfo, por onde navegou recentemente o porta-aviões John C. Stennis, agora alocado em missões no Afeganistão, e é mantido o Dwight D. Eisenhower, que será substituído pelo Nimitz, que zarpou de San Diego (EUA) no dia 2.

Koyki afirmou também que as forças navais de seu país 'têm uma grande presença no Golfo e no Mar de Omã, até o norte do Pacífico'.

- Desde o triunfo da Revolução Islâmica (1979) foram registradas várias agressões americanas e britânicas contra nós, mas respondemos a estas de modo firme, afirmou.

Essa é a declaração mais clara do Irã sobre a 'defesa das águas iranianas' desde a crise causada pela detenção de 15 militares britânicos em águas do Golfo Pérsico.