ASSINE
search button

França alertou EUA sobre projeto da Al Qaeda antes de 11/9

Compartilhar

Agência EFE

PARIS - Os serviços secretos franceses informaram aos americanos sobre um projeto de seqüestro e desvio de avião alguns meses antes dos atentados de 11 de setembro de 2001, segundo a edição desta segunda-feira do jornal 'Le Monde'.

O jornal publica uma ficha da espionagem francesa sobre o seqüestro de um avião por membros da Al Qaeda e cujo conteúdo foi passado ao pessoal da Embaixada dos Estados Unidos em Paris.

A nota interna dos serviços franceses é de janeiro de 2001 e revela que integrantes da Al Qaeda projetavam, junto a talibãs e radicais chechenos, o seqüestro e desvio de um avião.

O documento formula a hipótese de que o seqüestro seria de um avião que decolasse da Alemanha com destino aos EUA e aponta o nome de várias companhias suscetíveis de ser o alvo, entre as quais figuram American Airlines e United Airlines, que foram as afetadas pelas ações de 11 de Setembro.

Segundo o 'Monde', o líder da Al Qaeda, Osama bin Laden, assistiu em outubro de 2000 a uma reunião no Afeganistão na qual se falou de uma operação de seqüestro de aviões, sem entrar em mais detalhes.