ASSINE
search button

Ahmadinejad: Irã anunciará novo avanço nuclear a cada resolução da ONU

Compartilhar

Agência EFE

TEERÃ - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira que seu país anunciará um novo avanço nas atividades nucleares cada vez que o Conselho de Segurança da ONU adotar uma nova resolução contra o Irã para obrigá-lo a suspender seus planos atômicos.

- Com a aprovação de cada resolução contra o Irã, nosso país exporá uma nova conquista nuclear, disse o líder iraniano em discurso perante milhares de pessoas no estádio da cidade de Kazerun, no sul do país.

Segundo a agência iraniana 'Fars', Ahmadinejad convidou as potências ocidentais a aprovar outra resolução se querem que o Irã demonstre outra nova conquista no âmbito da tecnologia nuclear.

O governante iraniano se referia a sua recente declaração na usina nuclear de Natanz (centro), onde afirmou no último dia 9 que a República Islâmica começou a produzir urânio em escala industrial.

Ahmadinejad também aludiu à resolução adotada no final de março pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, que exige que o Irã suspenda seu programa de enriquecimento de urânio, algo que Teerã se recusa a fazer.

- Aprovaram uma nova resolução e viram como conseguimos o ciclo do combustível nuclear. Aprovaram outra resolução e entramos na fase da produção do combustível nuclear. Pois que adotem mais uma resolução para que o povo iraniano demonstre suas novas conquistas, destacou.

- Eles (o Ocidente) acham que com suas reuniões e a aprovação de novas resoluções podem impedir o desenvolvimento de nosso povo, indicou Ahmadinejad, que assegurou que seu país 'se transformou em uma potência nuclear apesar do embargo que durou 20 anos'.

Além disso, o líder iraniano acusou o Ocidente de monopolizar a tecnologia nuclear, e pediu que estes países 'reconheçam o direito de todos os povos a ter acesso à ciência e à pesquisa'.