ASSINE
search button

Rice propõe "negociações paralelas" com Israel e palestinos

Compartilhar

REUTERS

RAMALLAH - A secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, propôs no domingo um novo enfoque para o processo de paz entre israelenses e palestinos, afirmando que tentará estabelecer negociações "paralelas" com ambas as partes para uma agenda em comum.

"Agora estamos em uma situação na qual creio que um enfoque bilateral, no qual se sustentem negociações paralelas com ambas partes (...) é o melhor caminho", declarou em uma coletiva de imprensa ao lado do presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Rice disse que esperava estabelecer uma agenda comum com Israel e palestinos -- divididos devido à formação de um novo governo palestino de unidade nacional -- para que eventualmente se chegue à criação de um Estado palestino.

A estratégia abre caminho diplomático para Rice, que tem um novo encontro na segunda-feira com Abbas. Ainda no domingo, ela conversará com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert.

Olmert tem dito que irá limitar qualquer negociação com Abbas sobre questões humanitárias.

Israel e o quarteto de negociadores do Oriente Médio -- composto por Estados Unidos, Nações Unidas, Rússia e União Européia -- exigiram que os palestinos reconheçam Israel, renunciem à violência e aceitem os acordos de paz interinos já firmados.

Ao formar o governo de unidade nacional com a Fatah, o movimento islâmico Hamas se comprometeu simplesmente a "respeitar" os acordos anteriores e não reconheceu a existência do Estado israelense.