ASSINE
search button

Primeiro ataque aéreo da guerrilha tâmil deixa 3 mortos no Sri Lanka

Compartilhar

Agência JB

COLOMBO - A guerrilha tâmil lançou o primeiro ataque aéreo de sua história, em bombardeio contra uma base aérea situada junto ao aeroporto internacional de Colombo, que deixou três mortos e 16 feridos, segundo fontes militares do Sri Lanka.

"Os Tigres de Libertação da Pátria Tâmil (LTTE) cometeram o ataque usando um avião entre 0h45 e 1h (15h45 e 16h do domingo em Brasília) e, como conseqüência, três membros da Força Aérea morreram", disse hoje à imprensa o porta-voz do Exército, Prasad Samarasinghe.

Os rebeldes afirmaram em comunicado que o ataque contra a base militar de Katunayake, que fica 18 quilômetros ao norte da capital cingalesa, teve a participação de dois aparelhos da "Força Aérea LTTE" - termo usado pela primeira vez - que retornaram "a salvo" para sua base.

Junto à base militar, na qual dois helicópteros e um hangar ficaram danificados, fica o aeroporto internacional de Bandaranaike, que aparentemente não sofreu danos e foi fechado temporariamente, segundo as autoridades da aeronáutica. Os vôos com destino a Colombo foram desviados para outros países.

Em julho de 2001, vários comandos guerrilheiros tâmeis atacaram a base e destruíram metade da frota aérea cingalesa. No entanto, este é o primeiro ataque aéreo lançado pela guerrilha no Sri Lanka.

Rumores de que os rebeldes tâmeis possuíam uma frota aérea levaram há meses o Exército a lançar bombardeios contra uma faixa de terra ocupada pelos rebeldes em uma área de selva no distrito de Mullaitivu, no norte do país.

Segundo o general cingalês Palitha Fernando, os rebeldes podem ter recorrido ao contrabando para trazer as peças dos aviões ao país e fazer a montagem depois no território sob seu controle, majoritariamente no norte do Sri Lanka.

"Não devemos nos preocupar. As forças de segurança têm a situação sob controle e estamos nos preparando para destruir a capacidade aérea dos LTTE", disse Fernando.

"O Governo precisa de apoio internacional para a tarefa", acrescentou.

Em comunicado, o Ministério da Defesa cingalês afirmou que o poderio aéreo dos LTTE representa uma ameaça global, porque as organizações terroristas internacionais "tendem" a seguir "cegamente" a guerrilha.

No ataque deste domingo, o avião - ou aviões - dos rebeldes percorreu uma distância de 400 quilômetros durante a noite até chegar à capital do país, e depois retornou para sua base.

Em função do ataque, os LTTE divulgaram várias fotografias nas quais sete membros da "Força Aérea LTTE" com uniformes azuis aparecem com o líder guerrilheiro Velupillai Prabhakaran, fazendo gestos de "vitória" antes de subir em uma aeronave carregada com quatro bombas.

A utilização da aviação pela guerrilha pode significar uma injeção de moral para os tâmeis, depois da ofensiva governamental que resultou na tomada de controle da cidade de Vakarai e na redução da presença dos LTTE no leste do país a cerca de 10% do território.

A guerrilha tâmil luta para obter um Estado independente, o "Tâmil Eelam", nas áreas do norte e do leste do Sri Lanka nas quais sua etnia, que representa 18% da população total do país, é majoritária, mas a reivindicação também inclui, em teoria, áreas do sul da vizinha Índia.

O Governo do Sri Lanka aumentou em 28% a arrecadação para despesas de Defesa no Orçamento deste ano, na esperança de impor-se em uma guerra que dura mais de 20 anos, apesar da existência de um cessar-fogo em vigor desde 2002.

Até o momento, cerca de 65 mil pessoas morreram no conflito no Sri Lanka, que também levou centenas de milhares de pessoas a abandonarem suas casas.