ASSINE
search button

Ministro do Reino Unido fala da vitória entre Paisley e Adams

Compartilhar

Agência EFE

BELFAST - O ministro do Reino Unido para a Irlanda do Norte (Ulster), Peter Hain, afirmou hoje que o acordo firmado entre unionistas e republicanos para compartilhar o poder a partir de 8 de maio representa a vitória da política sobre o "fanatismo, o conflito, a amargura e o horror'.

Hain fez tais declarações à 'BBC', depois de o reverendo Ian Paisley, líder do majoritário Partido Democrático Unionista (DUP), e o presidente do Sinn Féin (braço político do Exército Republicano Irlandês), Gerry Adams, concordarem com um pacto de governabilidade a partir de 8 de maio.

"As nuvens se dispersaram e o povo agora pode ver o futuro. As fotos de Ian Paisley e Gerry Adams (juntos pela primeira vez) darão a volta o mundo', afirmou o titular do Reino Unido para o Ulster.

Para Hain, as fotos são prova do 'poder da política sobre o fanatismo, o conflito, a amargura e o horror' e de como 'dois velhos inimigos' podem sentar-se à mesma mesa para resolver suas diferenças.

"Os dois líderes mostraram a cara do futuro da Irlanda do Norte. Esta é a situação à qual sempre quisemos chegar desde a assinatura do Acordo da Sexta-Feira Santa há dez anos', acrescentou Hain.

O ministro firmará hoje, junto aos demais partidos que formarão o Executivo autônomo norte-irlandês, o acordo conseguido entre o DUP e o Sinn Féin, e levantará o ultimato que pesava sobre a entrada em função da Assembléia, que terminava hoje.

Se as negociações tivessem fracassado, o Reino Unido estava disposto a dissolver a partir da meia-noite de hoje a Assembléia e suspender os salários de seus membros. Então, Londres passaria a administrar a região em estreita colaboração com Dublin.