ASSINE
search button

Iraque pede que Irã liberte marinheiros britânicos

Compartilhar

REUTERS

BAGDÁ - O ministro das Relações Exteriores iraquiano, Hoshiyar Zebari, telefonou na noite de domingo ao seu colega iraniano, Manouchehr Mottaki, pedindo a Teerã que liberte 15 marinheiros britânicos detidos sob a acusação de invadirem águas territoriais do Irã, segundo nota da chancelaria em Bagdá.

O Irã diz que os marinheiros entraram em águas iranianas ilegalmente, enquanto a Grã-Bretanha diz que os militares realizaram inspeções de rotina em embarcações nas águas iraquianas do canal de Shatt al Arab, que delimita o extremo sul da fronteira entre Irã e Iraque.

A chancelaria iraquiana disse que Zebari afirmou a Mottaki que 'segundo informações disponíveis para as autoridades iraquianas, esses soldados foram detidos dentro de águas iraquianas'.

'Eles estavam trabalhando com as forças multinacionais com a aprovação do governo iraquiano e de acordo com as resoluções do Conselho de Segurança da ONU', alega a nota. 'O ministro pediu a libertação dos detidos e que se lide com o caso de forma sábia.'

A Grã-Bretanha disse que marinheiros a bordo de duas lanchas inspecionavam navios mercantes em águas iraquianas na sexta-feira quando foram cercados e detidos por barcos iranianos.

O caso provocou um desconfortável incidente diplomático. Londres insiste na libertação imediata do grupo, mas Teerã disse que os soldados podem ser formalmente acusados de invadir as águas do país.