ASSINE
search button

Ban Ki-moon promete libertar soldados detidos no Líbano

Compartilhar

Agência EFE

JERUSALÉM - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, se comprometeu a 'fazer todo o possível' para obter a libertação dos dois soldados israelenses cuja captura pela milícia do Hisbolá desencadeou o conflito do ano passado no Líbano.

Ban assumiu esse compromisso em reunião com parentes dos dois reservistas, Ehud Goldwasser e Eldad Regev, capturados em 12 de julho, com ferimentos graves, pelos milicianos libaneses em território de Israel. Eles ainda são mantidos reféns no país vizinho.

Segundo a emissora das Forças Armadas, 'Galei Tzahal', o secretário-geral do organismo internacional insinuou aos parentes que tem informações sobre o paradeiro dos militares, mas se negou a divulgá-las, aparentemente para não atrapalhar possíveis negociações de troca por prisioneiros libaneses.

A conferência ocorreu antes de uma reunião com a presidente do Parlamento (Knesset), Dalia Itzik, na qualidade de presidente interina do Estado israelense, e após depositar uma oferenda de flores no Museu do Holocausto de Jerusalém, que conheceu quando era ministro de Exteriores da Coréia do Sul.

Ban disse aos jornalistas que nesta viagem, que começou no Egito, de onde chegou no sábado a Israel, tem o objetivo de 'conhecer de perto o conflito na região' entre israelenses, palestinos e os países árabes.

Além disso, Ban disse que, entre suas múltiplas missões à frente da ONU, tem intenção de dar prioridade à busca de uma solução para o antigo conflito árabe-israelense.

Já Itzik destacou que a República Islâmica do Irã - cujo presidente, Mahmoud Ahmadinejad, defende que se 'apague Israel do mapa' - está em uma 'corrida acelerada' para conseguir armas atômicas, apóia econômica e militarmente organizações terroristas internacionais e 'infiltra armas' para a milícia do Hisbolá no Líbano, informaram fontes da Presidência.

A visita de Ban, que se reuniu pela manhã com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert, coincide com a da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice. À tarde ele se reunirá com a ministra israelense de Exteriores, Tzipi Livni.