ASSINE
search button

Colômbia nega operação em território do Equador que matou duas pessoas

Compartilhar

REUTERS

BOGOTÁ - A Colômbia negou neste domingo que tenha realizado uma incursão de tropas do seu exército em território do Equador, que deixou duas pessoas mortas e provocou um pedido de Quito para investigar o caso que poderia causar um novo problema diplomático entre os dois países.

O ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, disse que na quinta-feira foi registrado em território colombiano um combate com guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), em que morreram dois rebeldes.

-Pelas investigações que foram feitas da nossa parte, não é certa (a incursão no Equador). Foram feitas duas baixas de dois guerrilheiros no lado colombiano que depois apareceram no lado equatoriano-, explicou Santos a jornalistas.

Mas a chancelaria equatoriana assegurou que o incidente foi registrado na parte de Puerto Nuevo, província de Sucumbios, na fronteira com a Colômbia.

A chancelaria equatoriana disse estar à espera de informações "em que se esclareça a possível presença e participação nesses confusos atos, de elementos estrangeiros que teriam incursado no país, e adotará, se for o caso, as ações correspondentes na ordem diplomática, para precaver a soberania e a segurança nacional".