ASSINE
search button

Secretário-geral da ONU pede acordo entre facções palestinas

Compartilhar

REUTERS

NAÇÕES UNIDAS - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, telefonou para líderes israelenses, palestinos e sauditas para pedir apoio a um acordo de unidade entre facções palestinas e apelar pelo reconhecimento do Estado judeu, disse seu porta-voz na segunda-feira.

Em sua conversa com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, Ban também expressou preocupação com a escavação de Israel no leste de Jerusalém, a qual foi amplamente condenada por governos árabes e muçulmanos, disse a porta-voz Michele Montas.

Ban, membro do quarteto de mediadores na crise no Oriente Médio, falou com Olmert, com o presidente palestino, Mahmoud Abbas e com o rei saudita Abdullah durante o fim de semana.

O grupo islâmico Hamas rejeitou as condições do Quarteto para que o auxílio ocidental volte à região. Entre as premissas estão o reconhecimento de Israel, a renúncia da violência e a aceitação de um acordos interinos de paz.

O Hamas e a facção rival, Fatah, assinaram um acordo em Meca, Arábia Saudita, na quinta-feira concordando com um governo de unidade. O documento não explicita comprometimento com o reconhecimento de Israel.

O Quarteto, composto por Estados Unidos, Rússia, União Européia e ONU, defende uma solução que criaria dois Estados para o conflito do Oriente Médio entre palestinos e israelenses. Ban planeja ir a Berlim para a reunião do grupo dia 21 de fevereiro.