ASSINE
search button

Rússia pede explicações por declarações do chefe do Pentágono

Compartilhar

Agência EFE

MOSCOU - Moscou pediu explicações a Washington sobre as declarações sobre a Rússia feitas na semana passada no pelo secretário de Defesa, Robert Gates, no Congresso americano, informou nesta segunda o porta-voz do Ministério de Assuntos Exteriores russo, Mikhail Kaminin.

- Pedimos através do embaixador americano explicações sobre se as declarações de Robert Gates correspondem à posição oficial da Administração dos Estados Unidos - disse Kaminin, citado pela agência de notícias russa 'Interfax'.

Em discurso no Congresso, o novo chefe do Pentágono apontou a Rússia como uma potencial ameaça para os EUA.

- Não sabemos o que vai acontecer em lugares como Rússia e China, na Coréia do Norte, no Irã e em outras localidades - disse Gates, que fez referência aos 'incertos roteiros' de China e Rússia, que desenvolvem programas sofisticados para modernizar suas Forças Armadas.

O porta-voz da Chancelaria russa declarou que, em Moscou, as autoridades 'prestaram atenção nas palavras do secretário americano'.

- Ainda mais que, ultimamente, mais de uma vez foram ouvidas da boca de altos funcionários do Departamento de Defesa e do serviço secreto dos EUA declarações sobre a Rússia que nos deixam perplexos - destacou Kaminin.

O funcionário acrescentou que a impressão é que todas estas declarações se inscrevem num 'certo sistema de considerações negativas' a respeito da Rússia.

Na sexta-feira passada, em uma conferência internacional sobre segurança realizada na cidade alemã de Munique, o presidente russo, Vladimir Putin, acusou os EUA de tentar construir um mundo unipolar, mediante ações unilaterais à margem da legalidade internacional.