ASSINE
search button

Rice iniciará viagem por Oriente Médio e Alemanha na sexta-feira

Compartilhar

Agência EFE

WASHINGTON - A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, iniciará na sexta-feira uma nova viagem pelo Oriente Médio, seguindo de lá para a Alemanha, onde participará de uma reunião do Quarteto de Madri (EUA, Rússia, ONU e UE) sobre o processo de paz entre israelenses e palestinos.

Segundo o Departamento de Estado, além de Berlim, Rice visitará Jerusalém, os territórios palestinos e Amã, na Jordânia.

Durante a viagem, que terminará em 22 de fevereiro, a secretária de Estado deverá se reunir separadamente e em conjunto com o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas.

Em Amã, segundo o Departamento de Estado, Rice se reunirá com o rei Abdullah da Jordânia e outros representantes do Governo desse país.

Durante sua estada em Berlim, onde participará da reunião do Quarteto marcada para o dia 21, a chefe da diplomacia americana se encontrará ainda com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o ministro de Assuntos Exteriores, Frank Walter Steinmeier.

Na reunião em Berlim, o Quarteto vai analisar os próximos passos a serem dados no processo de paz entre palestinos e israelenses e o acordo ao qual o Hamas e o Fatah chegaram na semana passada para a formação de um Governo de união nacional.