ASSINE
search button

Ramos Horta pede à ONU apoio e investimentos para o Timor Leste

Compartilhar

Agência EFE

NAÇÕES UNIDAS - O primeiro-ministro do Timor Leste, José Ramos Horta, pediu nesta segunda-feira ao Conselho de Segurança da ONU apoio sustentável a seu país, agora que se aproximam as eleições, assim como maiores investimentos para consolidar o desenvolvimento econômico.

O prêmio Nobel da Paz participou de uma reunião do Conselho de Segurança para debater a situação no Timor Leste, que obteve a independência há cinco anos, e sobre a necessidade de prorrogar a Missão Integrada no país (Unmit) por doze meses mais.

- Criar um Estado, quase do zero, é uma tarefa hercúlea. E por isso, nesta conjuntura, necessitamos que a ONU continue com seu apoio e um compromisso sustentável para que possamos conseguir com sucesso esta árdua e longa tarefa - declarou Ramos Horta.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recomendou em seu último relatório a prorrogação do mandato da Unmit - que expira em 25 de fevereiro - por um ano mais, assim como sugeriu reforçar o componente policial por causa das eleições presidenciais previstas para 9 de abril.

Embora a segurança na antiga colônia portuguesa tenha melhorado, ainda restam algumas figuras-chave da crise enfrentada pelo país, como o comandante Alfredo Reinado, e a rivalidade entre grupos de jovens continua sendo um problema sem solução.

Horta considerou que a exploração das reservas petrolíferas são o pilar da estabilidade econômica, e que seu Governo estabeleceu um Fundo para o Petróleo para garantir a transparência na gestão do dinheiro procedente do petróleo.