ASSINE
search button

Olmert falará com Ban Ki-moon sobre obras na Esplanada das Mesquitas

Compartilhar

Agência EFE

JERUSALÉM - O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, pensa em falar com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre as obras que acontecem em Jerusalém perto da Esplanada das Mesquitas, as quais causaram protestos no mundo muçulmano, informou nesta segunda-feira a rádio pública israelense.

Olmert, embora tenha dito que 'Israel não aceitará instruções de ninguém sobre como atuar em seu território soberano', quer saber qual é o ponto de vista de Ban Ki-moon sobre o assunto, que, segundo ele, adquiriu uma gravidade 'desproporcional'.

A iniciativa do primeiro-ministro foi anunciada depois que o prefeito de Jerusalém, Uri Lupolianski, mandou hoje supender a construção de uma nova rampa de acesso à Esplanada, embora as escavações para a colocação de suas bases continuem.

Por lei, estas escavações, a cargo da Direção de Antiguidades de Israel, devem preceder qualquer construção em Jerusalém.

No último dia 8, o diretor-geral da Organização da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Koichiro Matsuura, escreveu a Olmert para expressar-lhe sua preocupação com as obras em curso na Cidade Velha de Jerusalém, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade.