ASSINE
search button

Oficiais dos exércitos libanês e israelense se reúnem no Líbano

Compartilhar

Agência EFE

BEIRUTE - Representantes dos exércitos libanês e israelense mantiveram nesta segunda-feira, no quartel-general da Força Interina da ONU no Líbano (Finul), na cidade de Nakura (sul do Líbano) a primeira reunião após o incidente fronteiriço entre tropas de ambos os países, na semana passada.

O comandante da Finul, o general italiano Claudio Graziano, afirmou que a reunião teve o objetivo de aumentar a cooperação tripartida, para evitar mais incidentes.

Na semana passada, ocorreu um tiroteio entre tropas israelenses e libanesas. O Líbano acusa o Exército de Israel de chegar muito perto de ultrapassar a fronteira para entrar em território libanês. As autoridades israelenses negam as acusações.

Após este incidente, circularam rumores em Beirute de que havia sido alterado o traçado da 'linha azul', marcada pela ONU para confirmar a retirada israelense do sul do Líbano, em maio de 2000, após 22 anos de ocupação.

O comando do Exército publicou hoje um comunicado em que afirma que um comitê, integrado por militares libaneses e da Finul, iniciará amanhã inspeções na linha, para garantir que não foi modificada.

O chefe do grupo parlamentar do Hisbolá, Mohamad Raad, comunicou ao representante da Secretaria-Geral da ONU no Líbano, Geir Pedersen, que seu grupo está disposto a facilitar a missão da Finul, tal como estipula a resolução 1701 do Conselho de Segurança da ONU.

A resolução pôs fim ao conflito travado no Líbano nos meses de julho e agosto de 2006, entre Israel e o Hisbolá, após o seqüestro de dois soldados israelenses por milicianos do grupo xiita, e cuja libertação ainda não ocorreu.