ASSINE
search button

Ministro do Interior do Kosovo apresenta renúncia

Compartilhar

Agência EFE

PRISTINA (Sérvia) - O ministro do Interior do Kosovo, Fatmir Rexhepi, apresentou nesta segunda-feira sua renúncia, após duas pessoas terem morrido nos protestos de sábado, em Pristina, que derivaram em confrontos violentos entre manifestantes e a Polícia.

- Diante da situação criada e dos eventos trágicos, sinto que apresentar minha renúncia é uma obrigação moral, frente aos cidadãos do Kosovo e às famílias dos mortos, frente ao projeto de formação do Estado do Kosovo e à estabilidade no país - explicou Rexhepi em entrevista coletiva em Pristina.

Rexhepi admitiu que os acontecimentos do sábado agravaram a situação da segurança no Kosovo, e pediu às instituições e aos cidadãos que mantenham 'a calma e a maturidade nestes tempos cruciais para que a independência do Kosovo seja obtida'.

No último sábado, duas pessoas morreram e cerca de 80 ficaram feridas em confrontos entre a Polícia e os manifestantes em Pristina, em protestos organizados pelo movimento radical albanês "Autodeterminação'.

O grupo protestou contra o recém apresentado plano para o futuro da província do mediador internacional, Martti Ahtisaari, por considerar que não levará o Kosovo à plena soberania, e exigiu a proclamação imediata da independência, sem negociações com a parte sérvia.

O Kosovo, província sérvia povoada por uma contundente maioria de albaneses independentistas, está sob protetorado interino da ONU desde o fim da guerra, em 1999, à espera de uma solução de seu estatuto final.

Ahtisaari apresentará sua versão definitiva do plano ao Conselho de Segurança da ONU, previsivelmente no final de março, após fazer novas consultas com sérvios e albano-kosovares, convocadas para o dia 21 de fevereiro.