ASSINE
search button

EUA prometem agressividade por êxito da Rodada de Doha

Compartilhar

REUTERS

WASHINGTON - A Casa Branca prometeu nesta segunda-feira um esforço agressivo para alcançar um acordo que derrube as barreiras comerciais globais por meio da Rodada de Doha de negociações.

- Um regime de comércio internacional livre e aberto é vital para uma economia estável e em crescimento, tanto em nosso país como em todo o mundo - afirma um relatório anual sobre a economia norte-americana preparado pelo Conselho de Assessores Econômicos da Casa Branca.

- Os Estados Unidos continuarão a trabalhar agressivamente em busca da liberalização multilateral do comércio por meio das negociações da Agenda Doha de Desenvolvimento, da Organização Mundial do Comércio - consta no relatório.

Em um comunicado de introdução ao relatório, o presidente George W. Bush fez um apelo para que o Congresso renove sua autoridade de promoção comercial.

O dispositivo, necessário para que a administração Bush conclua a Rodada de Doha e outros possíveis acordos comerciais, vence no dia 1o de julho. Ele também é chamado de 'fast track' (via rápida) porque dá aos acordos comerciais um trâmite acelerado no Congresso.

A nova legislatura, comandada pelos oposicionistas democratas, deve pressionar por exigências trabalhistas e ambientais mais fortes nos acordos comerciais e podem tentar agregar essas demandas junto ao fast track.

PRODUTIVIDADE

Segundo o relatório governamental, o panorama econômico é positivo, com um crescimento moderado do emprego, uma inflação relativamente controlada e estável, e forte crescimento na produtividade.

- O crescimento da produtividade é projetado para uma média de 2,6 por cento ao ano durante o período de projeção orçamentária - semelhante à média anual da última década - afirma o relatório.

A produtividade cresceu 2,1 por cento em 2006, continuando uma desaceleração de quatro anos, segundo dados governamentais recentes.