ASSINE
search button

Primeira encíclica de Bento XVI é a mais vendida da história

Compartilhar

Agência EFE

CIDADE DO VATICANO - A primeira encíclica do papa Bento XVI, 'Deus caritas est', publicada em janeiro de 2005, se transformou na mais vendida da história, com 1 milhão e 400 mil cópias só na Itália, segundo informou a editora do Vaticano.

A editora, que tem os direitos de todos os documentos pontifícios, acrescentou que o êxito da encíclica foi internacional. O documento foi traduzido pela primeira vez para o russo, para o chinês e para a linguagem braille, para cegos.

Pela primeira vez, esgotaram-se as 2 mil cópias da edição em latim de 'Deus Caritas Est'. Nas encíclicas anteriores, a média de vendas em latim era de 400 exemplares.

Segundo afirmou em entrevista à rádio vaticana o predicador da Casa Pontifícia, Raniero Cantalamessa, a 'Deus caritas est' devolveu 'o fundamento de ser cristão ao centro das atenções'.

Cantalamessa explicou que um dos segredos do êxito da encíclica foi 'estar no centro de tantas reflexões, e inspirar discussões também no mundo laico'.

A primeira encíclica de Bento XVI surpreendeu ao não traçar, como costuma ser tradição nos papas, as linhas do pontificado, mas se referir somente ao amor e à caridade eclesiástica.