ASSINE
search button

Otan espera resposta da Alemanha ao envio de aviões 'Tornado'

Compartilhar

Agência EFE

BERLIM - O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jaap de Hoop Scheffer, disse nesta segunda-feira que aguarda uma resposta do Governo alemão ao pedido aliado para que envie aviões de reconhecimento tipo 'Tornado' ao sul do Afeganistão.

- O pedido existe e esperamos uma resposta do Governo e do Parlamento alemãos, aos quais cabem tomar uma decisão - declarou Hoop Scheffer após se reunir com o ministro de Assuntos Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier.

Steinmeier disse que 'se trata, efetivamente, de uma decisão interna', mas assegurou que o pedido terá uma resposta rápida, possivelmente na quarta-feira, quando o Governo deve abordar a questão na reunião semanal de ministros.

O porta-voz do Governo alemão, Ulrich Wilhelm, declarou hoje que o Governo tomará uma decisão esta semana ou, o mais tardar, na próxima. O funcionário acrescentou que o Bundestag (câmara baixa do Parlamento alemão) votará a questão no fim de fevereiro ou no começo de março.

Hoop Scheffer, que antes do encontro com Steinmeier participou de uma conferência sobre a política externa e de segurança da UE, destacou a importância de uma vitória militar no Afeganistão com o argumento que sem segurança não há reconstrução e vice-versa.

- Todos coincidimos em que é preciso reforçar o componente civil da missão para a assistência à segurança, mas sem fraquejar no militar', acrescentou o secretário da Otan.