ASSINE
search button

Iraque anuncia morte do líder dos rebeldes atacados em Najaf

Compartilhar

Agência EFE

BAGDÁ - O Governo iraquiano anunciou nesta segunda-feira que foi encontrado o corpo de Ahmed Hassan, o líder dissidente xiita cujos partidários protagonizaram uma sangrenta batalha nos arredores de Najaf no domingo.

Segundo o porta-voz do Governo, Ali Dabbagh, o corpo do rebelde xiita, líder de uma seita messiânica, estava entre os cadáveres amontoados que foram retirados nesta segunda de Zarqa, nos arredores de Najaf.

Neste domingo, o bairro foi palco de combates que, segundo as autoridades locais, deixaram mais de 300 rebeldes mortos.

Ahmed Hassan era conhecido como "Ali ibn Ali ibn Abi Talib", o que significa que se autoproclamava herdeiro do primo e genro de Maomé, Ali, quarto califa do Islã.

O ministro da Defesa iraquiano, Abdel Qadir Mohammed Yassin, calculou em entrevista coletiva que "pelo menos 160 insurgentes morreram e 60 estão feridos". Além disso, há um número indeterminado de detidos, entre eles árabes não iraquianos

Segundo o ministro, a operação militar terminou esta manhã. Yassin a qualificou de "destrutiva para os rebeldes".

O ministro confirmou que o grupo, chamado "Soldados do Céu", planejava atentar contra o mausoléu do Imame Ali em Najaf, um dos lugares mais sagrados para o xiismo do Iraque e do mundo.

Pelo que se soube até agora, não havia envolvimento de grupos sunitas. Os rebeldes eram xiitas e os alvos que atacariam, também.