ASSINE
search button

Ex-presidente de Tribunal Europeu pode ter sido envenenado na Rússia

Compartilhar

Agência EFE

GENEBRA - O ex-presidente do Tribunal Europeu de Direitos Humanos e juiz suíço Luzius Wildhaber pode ter sido envenenado na Rússia em outubro, segunda a imprensa suíça. Wildhaber viajou à Rússia de 26 a 29 de outubro, quando ainda presidia o tribunal, um organismo com sede em Estrasburgo (França) considerado 'hostil' pelo Governo russo, pois investiga várias denúncias de violações dos direitos humanos em seu território, segundo a edição de desta segundá-feira do jornal 'Tribune de Genève'.

O ex-presidente foi internado em 30 de outubro, quase inconsciente e com febre alta. Os médicos diagnosticaram uma septicemia por estafilococos. Mas os médicos não conseguiram determinar como Wildhaber se contagiou, já que não apresentava ferimentos visíveis nem estava gripado, e também descartaram que estivesse infectado antes da viagem. Por isso, há a possibilidade de que Wildhaber tenha sido sedado para que a bactéria fosse injetada nele.

O juiz suíço não lembra de ter ficado inconsciente, mas assegurou, em declarações ao jornal 'NZZ am Sonntag', que 'após tudo o que vivi no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, devo considerar todas as possibilidades'.

Embora o juiz tenha recebido alta no final de novembro, as autoridades suíças ainda não começaram a investigar o caso, pois primeiro devem determinar que organismo terá a competência para fazer a investigação.