ASSINE
search button

China leiloa riquezas de dirigentes políticos corruptos

Compartilhar

Agência EFE

PEQUIM - Setecentos objetos de luxo adquiridos ilegalmente por políticos comunistas foram leiloados nesta segunda-feira na cidade de Hefei, no leste da China, como parte da campanha governamental contra a corrupção, segundo a agência 'Xinhua'.

Entre os objetos leiloados estavam jóias, quadros, relógios de luxo, roupa de estilistas famosos e computadores, amostra da então luxuosa vida que levavam dirigentes provinciais do Partido Comunista da China (PCCh) na província de Anhui, uma das mais pobres do país.

Entre os políticos corruptos cujos bens foram leiloados está Wang Huaizhong, ex-vice-governador da província. Wang foi executado em fevereiro de 2004 após ter sido considerado culpado da malversação de US$ 623 mil.

Mais de 300 pessoas participaram do leilão, realizado na biblioteca municipal de Hefei.

Um leque de marfim, que pertenceu ao ex-prefeito de Fuyang Xiao Zuoxin (condenado à prisão perpétua por aceitar subornos), foi vendido a US$ 960, um dos preços mais altos pagos no leilão.

Não é a primeira vez que a China leiloa bens obtidos por malversação de fundos públicos ou outros desfalques. Em 2002, o leilão da Mercedes-Benz do contrabandista Lai Changxing foi muito disputado.

Lai está refugiado no Canadá e é considerado o criminoso mais procurado pelas autoridades chinesas.

O dinheiro obtido nos leilões é usado para financiar a luta contra a corrupção, que nos últimos meses se intensificou ao ser revelado um dos maiores escândalos de malversação da última década.

Vários importantes políticos chineses se viram envolvidos no uso indevido de dinheiro do maior fundo de pensões do país, como o ex-secretário-geral do PCCh em Xangai Chen Liangyu e o principal responsável das estatísticas econômicas nacionais, Qiu Xiaohua.