ASSINE
search button

"Britanidade" perde força no Reino Unido

Compartilhar

Agência EFE

LONDRES - O conceito de 'britanidade', ou de sentir-se cidadão de Grã-Bretanha -formada pelas regiões da Inglaterra, Gales e Escócia- vem perdendo força, diante do crescimento do sentimento nacionalista de uma parte da sociedade, segundo aponta uma enquete do Centro de Pesquisas Sociológicas britânico.

Apenas 48% dos habitantes da região consideram que 'britânico' é a melhor forma para qualificar sua identidade nacional, contra 63% de 15 anos atrás, segundo a enquete.

Já o número de pessoas que se consideram 'ingleses' subiu de 31%, em 1992, para os 40% atuais. Na Escócia, 80% da população prefere ser chamada de 'escocesa'.

No caso dos habitantes de Gales, 60% se consideram cidadãos galeses, antes de britânicos.

Os autores da enquete, realizada com 3 mil pessoas, afirmaram que as mudanças políticas da última década podem ter influenciado nestas mudanças.

- Provavelmente, os ingleses pensam que não é justo que os escoceses não paguem taxas acadêmicas ou que seus idosos contem com serviços gratuitos, já que isto só é possível graças às subvenções que recebem da Inglaterra, para financiar programas sociais mais generosos e avançados que os do resto do país - afirma.

Segundo outras pesquisas similares, cerca de 50% dos indagados não acreditam que a união entre ambas as nações vá durar mais que 25 anos.