ASSINE
search button

Ban pede que mandato de missão da ONU na Etiópia seja estendido

Compartilhar

Agência EFE

NAÇÕES UNIDAS - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, recomendou a prorrogação, por mais seis meses, do mandato da missão postada na fronteira entre Etiópia e Eritréia, diante da estagnação do conflito entre os países.

Em seu último relatório sobre este conflito fronteiriço, divulgado hoje, Ban recomendou que o Conselho de Segurança estenda a presença da Missão da ONU para a Etiópia e Eritréia (UNMEE), diante da possibilidade de uma deterioração nas relações entre os dois países.

Ban, que disse que o processo de paz está em 'ponto morto', se mostrou preocupado com a possibilidade de que ressurjam as hostilidades entre Eritréia e Etiópia.

Para o secretário-geral, a possibilidade de novas agressões entre os dois estados pode aumentar a instabilidade na região, que também sofre com a crise na Somália.

As forças das Nações Unidas vigiam o cessar-fogo nos cerca de 1 mil quilômetros de fronteira entre os dois países, e têm a missão de ajudar a executar o ditame de 2002 da Comissão Fronteiriça do Tribunal de Justiça de Haia.

O Conselho de Segurança expressou, em 16 de janeiro, sua vontade de reduzir a missão da ONU de 2.300 para 1.700 efetivos, ao mesmo tempo que já se mostrou favorável à extensão do mandato da UNMEE.

A Eritréia obteve a independência da Etiópia em 1993, mas o conflito fronteiriço provocou uma guerra entre os dois países, entre os anos de 1998 e 2000, quando assinaram um acordo de paz em Argel, que não resolveu a questão do limite da fronteira.