ASSINE
search button

Scotland Yard: Detenção de professor não está em investigação

Compartilhar

EFE

LONDRES - A Scotland Yard informou neste sábado que a detenção na Itália do professor Mario Scaramella, contato do ex-espião russo Alexander Litvinenko, que morreu por envenenamento radioativo em Londres, não faz parte de sua investigação do caso.

Fontes policiais britânicas insistiram em que a detenção de Scaramella diz respeito apenas às autoridades italianas, inclusive se a detenção tivesse algum vínculo com a morte de Litvinenko, conhecido por suas críticas contra o presidente russo, Vladimir Putin.

Scaramella foi detido neste sábado por agentes da Polícia Antiterrorista italiana (Digos) ao chegar a Nápoles (sul da Itália) em um avião procedente da capital britânica.

Segundo a agência italiana Ansa, o professor está sendo investigado pela Procuradoria de Roma por suposto tráfico de armas, revelação de informação privilegiada e calúnia com agravante, por atribuir a um cidadão russo a organização de atentados na Itália.

A detenção de Scaramella aconteceu no aeroporto napolitano de Capodichino, aonde chegou após ter ficado internado em um hospital de Londres, ao ser encontrado em seu corpo restos de polônio 210, a substância radioativa altamente tóxica que matou Litvinenko.

Scaramella, que recebeu alta médica do hospital londrino em 6 de dezembro, será levado para uma prisão de Roma.

O professor, que se vangloria de ter contatos no mundo da espionagem, encontrou o ex-espião em um restaurante japonês de Londres em 1º de novembro, justo quando Litvinenko ficou repentinamente doente.