ASSINE
search button

Neblina diminui e Natal volta para passageiros aéreos em Londres

Compartilhar

LONDRES - Dezenas de milhares de passageiros britânicos conseguiram embarcar em direção a suas casas para o Natal no sábado, depois de três dias de caos nos aeroportos da Grã-Bretanha causado pela neblina.

No meio da tarde, a neblina havia praticamente se dissipado. A empresa aérea British Airways (BA), que tinha o maior número de cancelamentos, retomou todos os vôos domésticos do aeroporto Heathrow, de Londres.

A BA informou que pretendia operar 95 por cento de seus vôos no sábado e todos os vôos de domingo, véspera de Natal.

- O tempo certamente melhorou. Houve apenas cerca de 74 cancelamentos até o momento, disse um porta-voz da operadora de aeroportos BAA à tarde.

Na quinta-feira, 350 vôos haviam sido cancelados, número que se repetiu na sexta-feira, informou a BAA.

Há cerca de 1.300 decolagens e aterrissagens por dia no aeroporto de Heathrow, um dos mais movimentados do mundo. A BA disse que usou aviões maiores para ajudar a reduzir o acúmulo de atrasos.

A BAA disse que havia poucos passageiros retidos porque as companhias aéreas haviam oferecido serviços de ônibus para os passageiros em rotas domésticas.

- Nosso principal problema agora é que as pessoas estão chegando ao aeroporto muitas horas antes de seus vôos. Estamos montando tendas para elas, com bebidas quentes e frias, comida, e até o Papai Noel as está visitando, disse o porta-voz da BAA.

Os outros dois maiores aeroportos da capital britânica, o Gatwick e o Stansted, não apresentaram problemas.

O caos da neblina e custo financeiro das centenas de cancelamentos deverá ficar na casa dos milhões de libras para a BA.(Reutres)