ASSINE
search button

Al Qaeda planejava atacar Eurotúnel neste Natal, segundo The Observer

Compartilhar

LONDRES - A rede terrorista Al Qaeda planejava atacar neste Natal o Eurotúnel, que une o Reino Unido e a França sob o Canal da Mancha, segundo a edição deste domingo do jornal The Observer. O jornal britânico, que cita fontes dos serviços secretos franceses e americanos, afirma que a trama foi descoberta no início do ano pelo serviço de espionagem exterior da França, conhecido como Direção Geral de Segurança Exterior (DGSE).

O suposto plano terrorista aparece detalhado em um relatório confidencial sobre níveis de ameaça, datado do último dia 19 e entregue pelos serviços secretos ao Governo francês.

Esse documento, ainda segundo o jornal, indica que a DGSE foi alertada sobre a conspiração pela Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA).

As agências de inteligência britânicas e francesas agiram após o alerta e inspecionaram os sistemas de segurança que protegem os 50 quilômetros do túnel pelo qual circula o trem Eurostar. O nível de ameaça, no entanto, continua sendo alto.

O ataque foi planejado no Paquistão para que fosse posto em prática por terroristas europeus, possivelmente britânicos de origem paquistanesa.