ASSINE
search button

Vaticano defende bispo polonês, suspeito de espionar para comunistas

Compartilhar

Agência JB

CIDADE DO VATICANO - O Vaticano saiu em defesa do novo arcebispo de Varsóvia, Stanislaw Wielgus, suspeito de ter colaborado com os serviços secretos comunistas durante 20 anos, e afirmou que o papa Bento XVI tem 'plena confiança' no prelado.

- A Santa Sé, ao decidir a nomeação do novo arcebispo de Varsóvia, levou em consideração todas as circunstâncias de sua vida, dentre as quais as referentes a seu passado. Isso significa que o Santo Padre tem plena confiança em Stanislaw Wielgus, e possui plena consciência da missão que lhe confiou - informou o Vaticano em comunicado.

Junto a essa nota, a Santa Sé publicou outra da Conferência Episcopal Polonesa sobre o caso Wielgus, 'que causou uma grande inquietação desde o momento em que citou um claro exemplo de 'purificação selvagem''.

- Purificação é o termo para o procedimento de reconhecimento das responsabilidades de colaboração com os órgãos de segurança do regime comunista.

Os prelados acrescentaram que esse termo é ofensivo no caso do eclesiástico, e afirmaram que 'a simples confirmação de uma conversa de um sacerdote com os expoentes dos serviços de segurança comunistas não pode ser vista como uma colaboração, uma vez que se tratava de uma conversa oficial, realizada com a anuência do bispo'.