ASSINE
search button

Suprema Corte da Indonésia revoga condenação de acusado de terrorismo

Compartilhar

EFE

JACARTA - A Suprema Corte da Indonésia revogou nesta quinta-feira a condenação de Abu Bakar Baasyir, considerado o guia espiritual da organização terrorista Yamaa Islamiya (YI), por incitação ao terrorismo.

Segundo a agência de notícias 'Antara', o grupo de juízes que revisou o caso a pedido dos advogados do condenado decidiu ainda que Baasyir, de 69 anos, tinha direito a ter seu nome reabilitado.

Baasyir saiu da prisão em 14 de junho, após cumprir 26 meses dos 30 a que tinha sido condenado, graças a uma redução da condenação por boa conduta.

Baasyir atribuiu à 'vontade de Deus' o atentado terrorista perpetrado pela YI na ilha de Bali, o principal destino turístico da Indonésia, em 12 de outubro de 2002. Duzentas e duas pessoas, em sua maioria estrangeiras, morreram no incidente.

Baasyir foi uma das primeiras pessoas detidas pela Polícia indonésia após o atentado, mas os promotores tiveram problemas para apresentar provas irrefutáveis que sustentassem um pedido de prisão perpétua do religioso, como desejavam os Governos dos Estados Unidos e da Austrália