ASSINE
search button

Síria acusa os EUA e seus aliados de intervir no Líbano

Compartilhar

EFE

DAMASCO - O assistente do secretário regional do governante Partido Baath sírio, Muhamed Said Bjeitan, acusou nestaquinta-feira os Estados Unidos e 'seus aliados' de intervir no Líbano.

Said Bjeitan, que pronunciou tais palavras durante a inauguração de um simpósio de farmacêuticos sírios em representação do presidente do país, Bashar al-Assad, também acusou Israel de obstaculizar o bloqueado processo de paz na região.

- Os EUA e seus aliados não mostraram nenhum sinal de mudança em sua política nem em suas táticas no Iraque, nem em seu ilimitado apoio a Israel ou em sua flagrante intervenção no Líbano, disse.

Bjeitan acrescentou que a política dos EUA e de seus aliados (que não identificou) de negar a realidade 'só conduzirá a uma maior destruição, guerras e um maior afundamento nas areias movediças da crise, longe do caminho rumo a uma paz global e uma estabilidade total na região'.

O representante do Baath mostrou também o desejo de seu país de alcançar a paz, que definiu como uma opção estratégica.

No entanto, Bjeitan advertiu que não foram asseguradas as condições para alcançar a paz devido aos 'obstáculos israelenses ao processo de paz e a sua rejeição às resoluções legítimas internacionais'.

O representante também disse que Israel, apesar de sua derrota no Líbano contra o Hisbolá e sua retirada frente à firmeza do povo palestino, recrudesceu suas práticas violentas e reconheceu a posse de armas nucleares como uma estratégia a mais, segundo Bjeitan, para lançar publicamente uma ameaça