ASSINE
search button

Raúl Castro foge da imitação e define novo estilo de Governo

Compartilhar

Agência JB

HAVANA - Cinco meses após assumir provisoriamente o poder em Cuba, Raúl Castro deixou claro nesta quarta-feira à noite que não pretende imitar seu irmão Fidel e definiu as linhas de um novo estilo de Governo baseado no debate e nas decisões colegiadas.

Diante de aproximadamente mil jovens reunidos no encerramento do Congresso da Federação Estudantil Universitária (FEU), o ministro da Defesa surpreendeu com um discurso improvisado no qual relatou brincadeiras infantis dos irmãos Castro misturadas com mensagens políticas contundentes.

- Fidel Castro é insubstituível, salvo que o substituamos por todos nós, cada um em seu lugar - afirmou, acrescentando que 'o substituto só pode ser o Partido Comunista de Cuba, hoje, amanhã e sempre'.

Após quase meio século de liderança indiscutível, Fidel Castro, de 80 anos, se viu obrigado a delegar o poder a seu irmão mais novo em 31 de julho, após uma cirurgia devido a uma doença declarada 'segredo de Estado'.

Considerado mais pragmático que o líder cubano, embora com uma personalidade menos carismática, Raúl Castro aproveitou seu encontro com os mais jovens quadros da revolução para estabelecer as bases do novo estilo do Governo com uma premissa clara: 'Quando alguém tenta imitar, fracassa'.

Partindo desta premissa, o presidente interino traçou as linhas de seu modelo de gestão, que contrasta com a fórmula de tomada unilateral de decisões e os longos discursos de Fidel Castro, que, segundo alguns de seus biógrafos, chegou a bater um recorde de nove horas ininterruptas.

Raúl Castro lembrou que desde que assumiu provisoriamente o poder estabeleceu que 'não tinha que estar fazendo todos os resumos nem falar em todos os atos'.