ASSINE
search button

Quinto foguete Qassam disparado hoje cai no sul de Israel

Compartilhar

EFE

JERUSALÉM - Fontes policiais da localidade israelense de Sderot, vizinha da Faixa de Gaza, informaram nesta quinta-feira que milicianos palestinos dispararam esta noite um novo foguete Qassam contra a localidade, de 25 mil habitantes.

O foguete caiu no pátio de um centro comunitário, mas ninguém ficou ferido. O local sofreu danos materiais.

Trata-se do quinto foguete Qassam, com um alcance de oito a dez quilômetros, disparado hoje pelos palestinos.

Os israelenses vêem os ataques, a maior parte deles sem maiores conseqüências, como violações do cessar-fogo oferecido pelas facções palestinas, aceito pelo Governo de Israel, que retirou suas tropas do território em 26 de novembro.

Desde esta data, os palestinos dispararam mais de 40 foguetes Qassam, montados em oficinas metalúrgicos de Gaza, aparentemente em represália pela operação do Exército israelense no território da Cisjordânia, onde não rege a trégua.

A intensificação dos disparos nos últimos dias fez com que vários ministros israelenses, entre eles o da Defesa, Amir Peretz, e a de Exteriores, Tzipi Livni, pedissem hoje ao chefe do Governo, Ehud Olmert, a reconsiderar a 'política de contenção', isto é, de não responder a esses ataques.

O primeiro-ministro convocou o gabinete para Assuntos de Segurança a fim de debater a situação no início da próxima semana.

Os representantes de Olmert e do presidente palestino, Mahmoud Abbas, preparam uma 'cúpula' entre os dois para os próximos dias