ASSINE
search button

Príncipe Charles ganha batalha judicial por diários

Compartilhar

Reuters

LONDRES - O príncipe Charles ganhou na quinta-feira mais um round da batalha judicial contra um jornal sobre a publicação não-autorizada de seus diários, nos quais ele chamou diplomatas chineses de 'velhos e horrendos bonecos de cera". Dois juízes da Corte de Apelações mantiveram a decisão anterior, que determinava que o filho mais velho da rainha Elizabeth tinha o direito de manter seus diários secretos.

O tablóide Mail on Sunday publicou trechos dos diários que falam de uma viagem à Ásia para a entrega de Hong Kong à China. O jornal possui mais sete diários do príncipe e herdeiro do trono. Os juízes não aceitaram a alegação de que a publicação visava ao interesse público e disse que ela infringia sua confidencialidade e os direitos de publicação. Os advogados do príncipe argumentaram que ele tinha a 'expectativa razoável e adequada' de que seus diários permanecessem provados, a ser lidos apenas por funcionários de confiança e por um círculo pequeno de familiares e amigos.

Seu secretário particular, Michael Peat, elogiou a decisão.

- Isso confirma o que sempre sustentamos, que o príncipe de Gales, assim como todo mundo, tem o direito de manter seus diários particulares privados.

Charles havia intitulado o trecho publicado como 'A Entrega de Hong Kong' ou 'A Grande Entrega de Comida Chinesa'. Na Grã-Bretanha, a praxe é que a família real mantenha-se afastada de controvérsias políticas. Mas Charles é conhecido por ter opiniões fortes sobre tudo, da arquitetura aos transgênicos. Em fevereiro, o premiê Tony Blair confirmou informações da imprensa de que o príncipe escreve com regularidade para os ministros.

A Associated Newspapers, que é dona do Mail on Sunday, disse que a imprensa deve ter a liberdade de publicar documentos vazados.

- O juízo da Corte de Apelações representa uma ameaça muito reocupante à liberdade de imprensa e ao direito do público de saber das coisas - disse a empresa.