ASSINE
search button

Juíza abre processo contra ex-presidente Toledo por assinaturas falsas

Compartilhar

Agência JB

LIMA - Uma juíza anticorrupção abriu um processo penal contra o ex-presidente peruano Alejandro Toledo (2001-2006) por sua suposta participação na falsificação de assinaturas para a inscrição de seu partido em 1998. A juíza Carolina Lizarraga abriu o processo contra o ex-governante, que se encontra atualmente nos Estados Unidos, pelos delitos de formação de quadrilha e falsificação de documentos, segundo confirmou um porta-voz da justiça.

Lizarraga, que tomou a decisão em 18 de dezembro, estabeleceu uma ordem de embargo contra o ex-governante de 150 mil sóis (US$ 45.180) e uma fiança de outros 50 mil sóis (US$ 15.060).

A juíza processa pelo mesmo caso Margarita Toledo, irmã do ex-presidente, e outras 34 pessoas, a quem considera supostos responsáveis pela falsificação em massa de assinaturas do partido País Possível, agora Peru Possível.

Toledo tinha sido incluído no processo como testemunha, mas a juíza mudou sua condição, depois que em 14 de dezembro foi denunciado pela fiscal Gloria Ordóñez.