ASSINE
search button

Governo regional declara crise de fome em quase mil aldeias na Índia

Compartilhar

EFE

NOVA DÉLHI - O Governo regional de Maharashtra, no oeste da Índia, declarou hoje estado de crise de fome em uma área que inclui 974 povoados do distrito rural de Thane, informou a agência indiana 'PTI'. As autoridades locais pediram ajuda ao Governo central e a declaração do estado de seca, já que há as condições exigidas nesses casos de que cada acre (4.050 metros quadrados) de terreno cultivado tenha rendido menos de meia rúpia (¬ 0,01). Em Vidarbha, também em Maharashtra, os cultivadores de algodão tiveram uma das piores safras dos últimos anos e o Governo regional, que habitualmente compra toda sua produção, deixou este ano os agricultores vulneráveis aos preços de mercado, muito mais baixos.

Uma equipe de repórteres do canal de TV indiano 'NDTV' relatou hoje, após passar a noite em um dos povoados onde os agricultores esperam a chegada de compradores, que começa a haver o temor de uma catástrofe que pode causar muitas mortes.

Das 15 divisões do distrito, cinco sofreram grandes perdas devido às chuvas torrenciais que destruíram grande parte da colheita e à posterior seca que castigou a região central da Índia. No ano passado, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, prometeu iniciar uma segunda 'revolução verde', que transformará a Índia no 'celeiro do mundo', e iniciou o Programa de Garantia Nacional do Emprego, que assegura a cada família da zona rural um salário mínimo durante pelo menos 100 dias do ano.