ASSINE
search button

Governo português é acusado de omitir dados sobre vôos da CIA

Compartilhar

Agência JB

LISBOA - O Governo de Portugal omitiu informações sobre os vôos da CIA (agência de inteligência americana) que passaram por este país com suspeitos de atividades terroristas, segundo relatórios da eurodeputada Ana Gomes, afirma a revista portuguesa 'Visão'.

A revista destaca que Gomes, do grupo socialista, partido do Governo em Portugal, entregou à comissão temporária do Parlamento Europeu que investiga os vôos da CIA uma nova lista com 94 itinerários para a base americana de Guantánamo, em Cuba, que passaram por Portugal.

Segundo a 'Visão', a nova lista de vôos, que fizeram escala em aeroportos de Portugal ou atravessaram seu espaço aéreo, contradiz as informações do Ministério das Relações Exteriores português à comissão temporária do Parlamento Europeu.

No entanto, o ministro de Exteriores português, Luis Amado, acusou Gomes de agir de má fé, e negou contradição no relatório enviado à comissão, à qual assegurou ter respondido em todos seus requerimentos.

A 'Visão' afirma que, em junho passado, o então ministro da Defesa Luis Amado apresentou à comissão do Parlamento Europeu informações errôneas, além de omitir dados sobre os vôos.