ASSINE
search button

Franciscanos convidam Abbas para Missa do Galo em Belém

Compartilhar

EFE

JERUSALÉM - A ordem dos franciscanos, responsável pelos Lugares Santos há mais de 800 anos, convidou o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, para assistir à Missa do Galo, celebrada na noite do dia 24 de dezembro, na Igreja de Santa Catarina de Belém.

O Custódio da Terra Santa, Pier Battista Pizzaballa, acompanhado pelo Vigário Artemio Víctores e o padre Ibrahim Faltas, pároco de Jerusalém e embaixador na ANP, se reuniram em duas ocasiões com Abbas na cidade cisjordaniana de Ramala.

O presidente da ANP concordou em viajar para Belém, onde jantará com representantes da ordem franciscana, para depois participar da missa do Natal, que será celebrada pelo patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Michel Sabah.

O padre Artemio Vítores, vigário da Custódia da Terra Santa, explicou que os encontros com Abbas aconteceram em um ambiente "descontraído e cordial', e acrescentou que importantes dirigentes políticos palestinos também comparecerão aos eventos do dia 24 de dezembro.

Entre eles, Vítores citou o ex-primeiro-ministro Ahmed Qorei (Abu Alá) e o prefeito de Belém, o cristão Victor Batarseh.

"Na situação delicada em que se encontra hoje o povo palestino, os passos dados pelo presidente foram avaliados positivamente, e são um presságio de paz e prosperidade para a população, que está sofrendo muito', afirma um comunicado divulgado pela ordem franciscana.

A Custódia da Terra Santa é a encarregada pela Santa Sé da guarda dos Lugares Santos, como o Santo Sepulcro de Jerusalém e Belém.

Além disso, é responsável por todas as paróquias e escolas de Jerusalém, Belém, Nazaré, Jericó, Jaffa e Akko, que atendem, em sua maioria, a palestinos católicos, cujo número diminui progressivamente.