ASSINE
search button

Thatcher diz estar triste com a morte de Pinochet

Compartilhar

EFE

LONDRES - Margaret Thatcher está 'profundamente entristecida' com a morte do ex-general chileno Augusto Pinochet, informou neste domingo um porta-voz da ex-primeira-ministra britânica.

A ex-governante não emitirá um comunicado formal, mas enviará suas condolências à família de Pinochet, acrescentou a fonte.

Thatcher, chefe do Governo conservador entre 1979 e 1990, apoiou o ex-ditador durante a detenção deste Londres devido a uma ordem de extradição da Justiça da Espanha em 1998, para que Pinochet fosse interrogado pelo desaparecimento de cidadãos espanhóis no Chile.

Durante sua prisão domiciliar, a 'dama de ferro' agradeceu a Pinochet por seu apoio durante a Guerra das Malvinas, que deixou o Reino Unido e a Argentina em disputa em 1982 pela posse dessas ilhas do Atlântico Sul.

A ex-primeira-ministra chegou a convocar em 1999 uma reunião especial à margem do congresso de seu partido, realizado naquele ano em Blackpool (noroeste da Inglaterra), para manifestar publicamente seu apoio ao ex-ditador e pedir sua imediata libertação.

Pinochet, que morreu neste domingo aos 91 anos, foi internado em 2 de dezembro no Hospital Militar de Santiago, após sofrer um infarto de miocárdio e um edema pulmonar agudo.