ASSINE
search button

Procuradoria peruana denuncia estagnação para extradição de Fujimori

Compartilhar

EFE

LIMA - A Procuradoria Anticorrupção do Peru denunciou neste domingo que o processo de extradição de Alberto Fujimori está estagnado há mais de um mês devido aos recursos de sua defesa, e prevê que a Justiça chilena emitirá sua decisão em primeira instância sobre o caso em abril do ano que vem.

O ex-presidente peruano Alberto Fujimori (1990-2000), desde novembro de 2005 no Chile, está à espera de que a Justiça desse país se pronuncie sobre o pedido de extradição apresentado pelo Estado peruano para julgá-lo por crimes de violação dos direitos humanos e de corrupção.

O chefe da Unidade de Extradições da Procuradoria, Omar Chehade, em uma entrevista à agência oficial 'Andina', criticou a pretensão da defesa de Fujimori de reabrir a etapa de investigação do processo, que terminou em 6 de novembro. Lembrou que, diante da negativa do juiz chileno Orlando Álvarez de reabrir as investigações sobre o caso Fujimori, os advogados do ex-presidente apelaram à Corte Suprema do Chile para que resolva este pedido de forma definitiva.