ASSINE
search button

Pinochet será transportado para capela militar para ser velado

Compartilhar

Reuters

SANTIAGO DO CHILE - O corpo do ex-ditador chileno Augusto Pinochet será transportado à capela da Escola Militar do Exército, na capital chilena, para ser velado. O governo até o momento não anunciou se ele receberá honras de Estado ou apenas de caráter militar.

Pinochet morreu aos 91 anos neste domingo, após sofrer uma falha cardíaca múltipla no hospital militar. Ele estava hospitalizado havia uma semana, após sofrer um infarto do miocárdio.

O militar será transportado às 20h (horário local, 21h no horário de Brasília) para a 'capela ardente' do Exército, localizada na capital.

- Imagino que seu transporte à capela é uma iniciativa do Exército - disse Ramón Bascur, ex-subordinado de Pinochet na última etapa de seu regime.

Durante o governo Pinochet, entre 1973 e 1990, cerca de 3 mil pessoas morreram ou foram dadas como 'desaparecidas', enquanto outras 28 mil pessoas sofreram torturas, incluindo a atual presidente do Chile, Michelle Bachelet.

- Morreu um excelente homem, que lutou pelo bem do Chile até o último minuto. Esperamos que o governo renda as honras de um ex-chefe de Estado e ex-comandate-chefe do Exército - disse Bascur.