ASSINE
search button

Hawking adverte que situação no Oriente Médio se deteriorou

Compartilhar

EFE

JERUSALÉM - O cientista britânico Stephen Hawking advertiu neste domingo que a situação no Oriente Médio se deteriorou significativamente desde a última vez que esteve na região, em reunião com o primeiro-ministro israelense, Ehud Olmert.

Hawking chegou na quinta-feira à zona para uma viagem de nove dias, em sua quarta visita a Israel, e hoje falou com Olmert sobre a situação no conflito palestino-israelense.

- Olmert expressou seu agradecimento por seu trabalho na pesquisa do universo e sua contribuição à humanidade - diz um comunicado de imprensa divulgado após a reunião, realizada hoje em Jerusalém.

A nota de imprensa acrescenta que, na entrevista, de cerca de 45 minutos, ambos falaram também sobre o cessar-fogo alcançado na Faixa de Gaza há duas semanas e a possibilidade de fazer avançar o processo de negociação entre israelenses e palestinos, alem de reforçar a ala moderada na Cisjordânia e na Faixa de Gaza.

O cientista manifestou na reunião sua preocupação com a situação na região, que disse 'ter piorado' desde sua última visita, em 1990.

Hawking esteve em Israel em quatro ocasiões, e em 1988 foi para receber o Prêmio Wolf de Física.