ASSINE
search button

Correa volta ao Equador e conclui sua primeira viagem após a eleição

Compartilhar

EFE

LIMA - O presidente eleito do Equador, Rafael Correa, voltou a seu país, neste domingo, em um avião da Força Aérea peruana, após concluir em Lima sua primeira viagem ao exterior desde sua vitória eleitoral em 26 de novembro passado.

Durante sua visita a Lima, Correa conversou com o presidente peruano, Alan García, sobre desenvolvimento fronteiriço e implementação e acompanhamento do acordo de paz de 1998, que foi assinado em Brasília três anos depois do último conflito bélico entre Peru e Equador.

Também abordou no Palácio de Governo assuntos relacionados a contrabando, imigração e cooperação energética, além da integração latino-americana e extensão das preferências tarifárias americanas, entre outros.

Antes de partir, o líder esquerdista anunciou que 'pouco depois' de assumir a Presidência do Equador, em 15 de janeiro, será realizada 'uma reunião de gabinete binacional na fronteira para concretizar mais acordos e buscar os doadores que ofereceram dinheiro e não cumpriram, para ter credibilidade'.

O assessor jurídico da embaixada do Equador no Peru, Marcelo Marín, disse a jornalistas reunidos na base aérea Grupo 8 em Lima que a visita de Correa ao Peru foi 'muito positiva'.

Além disso, Marín anunciou que as autoridades dos dois países se reunirão em 18 de dezembro na cidade peruana de Piúra para dialogar sobre políticas de obras públicas, migração e segurança.

Correa iniciou sua viagem sul-americana em 7 de dezembro no Brasil, onde se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e no dia seguinte viajou à Bolívia para participar da II Cúpula Sul-Americana.

No sábado, foi com o presidente García a Lima e aproveitou sua visita, convidado por seu anfitrião, para aprofundar os laços de amizade com o Peru.

Atualmente, Peru e Equador têm boas relações e intensificaram a cooperação mútua, após um passado de disputas no qual os dois países mantiveram vários confrontos bélicos e diplomáticos.