ASSINE
search button

Base militar romena abrigará 1.500 soldados dos EUA em 2007

Compartilhar

EFE

BUCARESTE - A base militar aérea romena de Mihail Kogalniceanu, perto do litoral do Mar Negro, abrigará a partir de abril de 2007 cerca de 1.500 militares americanos, informaram hoje fontes da Embaixada americana na Romênia. Os militares americanos serão transferidos para a Romênia de bases nos Estados Unidos e na Europa.

John Ingham, um porta-voz militar americano, disse nesta sexta-feira em entrevista coletiva em Konstanz que os soldados americanos serão treinados nos polígonos militares de Babadag (sudeste) e Cincu (centro).

A base de Mihail Kogalniceanu será renovada e incluirá espaços para as casas dos soldados e atividades de lazer, escritórios administrativos, uma clínica médica e uma capela.

Os EUA investirão US$ 34 milhões para modernizar o quartel da base, que atualmente pertence à Brigada 34 Mecanizada do Exército Romeno. Além dos 1.500 militares, a base abrigará entre 14 e 18 aeronaves militares americanas do tipo F15, F16 e A10.

A Romênia e os EUA assinaram em dezembro de 2005 um acordo para a criação de bases militares americanas em território romeno