ASSINE
search button

Cruz Vermelha diz que 'Durian' pode ter vitimado até 700 pessoas

Compartilhar

EFE

MANILA (Filipinas) - A passagem do tufão 'Durian' pelas Filipinas, que devastou a província de Albay, pode deixar até 700 vítimas, entre mortos e desaparecidos, segundo Richard Gordon, principal responsável da Cruz Vermelha no país.

A afirmação foi feita por Gordon após sua visita, neste sábado, às regiões mais atingidas pelo tufão, entre elas a pequena localidade de Padang, que ficou soterrada em uma massa de barro e cinzas nas proximidades do vulcão Mayon. O último número oficial de vítimas do 'Durian' era de 303 mortos e 295 desaparecidos.

Acredita-se que um total de 598 pessoas morreu durante a passagem do tufão, mas os trabalhos de resgate continuam, com a participação de equipes do Exército e da Polícia Nacional.

Sobreviventes da enchente de barro que soterrou Padang - que antes da tragédia possuía 1.400 habitantes - afirmam têm certeza de que muitas pessoas ainda se encontram sob a massa de lodo que alagou áreas inteiras da localidade.

As cinco horas de fúria do 'Durian' também provocaram inundações em diversas localidades da província de Albay e em outras vizinhas, além de interromper a provisão de eletricidade e as comunicações por terra.

- Pouco a pouco a ajuda está chegando às zonas de mais difícil acesso por causa das inundações e deslizamentos de terra', disse à Efe o governador de Albay, Fernando González.

Estima-se que cerca de 800 mil pessoas ficaram desabrigadas após a passagem do tufão 'Durian', na noite desta quinta-feira, pelas Filipinas