ASSINE
search button

Venezuela comemora clima tranqüilo na véspera das eleições

Compartilhar

EFE

CARACAS - O Governo venezuelano comemorou neste sãobado o clima de "total calma e tranqüilidade" e a ausência de incidentes na Venezuela às vésperas das eleições presidenciais deste domingo.

- O clima é de total calma e tranqüilidade. Só tivemos dois incidentes, um incêndio no palácio legislativo em San Cristóbal, já controlado, e o corte de eletricidade em uma região de Caracas, provocado pelo desprendimento de uma viga - disse o ministro do Interior, Jesse Chacón.

Chacón confirmou que estão vigentes as proibições de vender bebidas alcoólicas, portar armas e efetuar concentrações públicas que possam alterar o ato de votação neste domingo.

O ministro também assinalou que as policiais locais permanecerão aquarteladas a partir da noite de hoje e que haverá um fechamento temporário de fronteiras enquanto os centros eleitorais estiverem em funcionamento.

Chacón convidou os venezuelanos a comparecerem às urnas "com a certeza de que vão poder escolher em plena calma e liberdade".

Além disso, o ministro assinalou que um dos fatores que contribuíram para criar o ambiente de normalidade que existe no país é o trabalho de inteligência dos serviços de segurança.

Chacón não deu detalhes sobre esse trabalho e afirmou que quanto mais a inteligência venezuelana passa despercebida, mais efetiva ela é.

O ministro deu a entender que foram desarticulados alguns possíveis focos de distúrbios, mas não indicou os locais ou quem estava por trás dessas iniciativas.

Neste domingo, cerca de 16 milhões de venezuelanos poderão escolher, entre 14 candidatos, o presidente que governará o país entre 2007 e 2013.

Os dois candidatos que aparecem na liderança das pesquisas são o presidente Hugo Chávez, que busca a reeleição, e o opositor Manuel Rosales.