ASSINE
search button

Rumsfeld propôs mudanças no Iraque antes de renunciar

Compartilhar

Reuters

WASHINGTON - O secretário de Defesa dos Estados Unidos Donald Rumsfeld disse à Casa Branca dois dias antes de sua renúncia, mês passado, que a estratégia da administração Bush no Iraque não estava funcionando e propôs uma grande mudança, reportou o The New York Times neste sábado.

- Na minha visão, é tempo para um grande ajuste. Claramente, o que as forças norte-americanas estão fazendo atualmente no Iraque não está funcionando bem o suficiente ou na velocidade suficiente - disse Rumsfeld em um memorando confidencial, de 6 de novembro. O The New York Times publicou uma cópia do memorando no seu website.

Nele, Rumsfeld delineia algumas opções de mudança, incluindo a redução de tropas e bases norte-americanas no Iraque, assim como uma reforma "minimalista" na missão e objetivos dos EUA no Iraque, mas ele não fez recomendações - disse o jornal.

O memorando foi datado um dia antes da vitória dos Democratas no Congresso, em meio à insatisfação com a guerra no Iraque, e dois dias antes da renúncia de Rumsfeld. O secretário continua no cargo aguardando a confirmação do Senado à indicação do ex-diretor da CIA Robert Gates, nomeado pelo presidente George W. Bush para sucedê-lo.