ASSINE
search button

Primeiro-ministro turco viaja ao Irã

Compartilhar

EFE

ANCARA - O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, viajou neste sábado ao Irã em uma visita oficial para conversar com as máxima autoridades do país sobre a cooperação bilateral e a estabilidade na região do Oriente Médio.

Segundo fontes iranianas, Erdogan -que lidera um partido islamita- deve reunir-se com o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, e com o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, entre outros dirigentes iranianos.

Antes de sua partida, Erdogan, cujo partido é islamita, disse aos jornalistas que sua viagem "ocorre em um momento de tensão na região".

- Isto ameaça nosso futuro comum. A paz e a prosperidade de nossos povos estão vinculados com a paz e a estabilidade da zona - afirmou.

Ele lembrou que visitou Jordânia esta semana, e disse que deve viajar nos próximos dias ao Líbano para promover "a paz e a estabilidade da região".

- Queremos que o Oriente Médio viva em paz e com estabilidade. Esta visita (ao Irã) interessa a todos os países da região. Como dois países importantes nesta parte do mundo, Irã e Turquia devem intensificar os contatos entre eles - acrescentou.

Ele disse que conversará ainda sobre o programa nuclear do Irã, e afirmou que já havia dado início a contatos com dirigentes do país.

- Não se trata de uma questão importante apenas para os EUA, mas também para a União Européia e para a ONU. Nossos amigos iranianos já conhecem nosso ponto de vista. Não queremos problemas. Isto é importante para a região inteira - afirmou.

Erdogan, que viaja acompanhado do ministro da Energia turco, Hilmi Guler, disse também que conversará com os líderes iranianos sobre o transporte do gás iraniano aos mercados europeus, entre outras questões de cooperação econômica.

Ele indicou que a Turquia tenta aumentar para US$ 10 bilhões o volume do intercâmbio comercial com o Irã, atualmente de US$ 6 bilhões.