ASSINE
search button

Emir Sader representa PT em homenagens a Fidel Castro

Compartilhar

SÃO PAULO - O sociólogo Emir Sader representa o PT nas comemorações dos 80 anos do presidente de Cuba, Fidel Castro, que tem seu ponto alto neste sábado com um desfile militar no Centro de Havana. Sader entregará uma carta do partido em homenagem a Fidel, informou nota no site do PT, sem divulgar seu conteúdo.

O sociólogo é pivô de uma crise com o presidente do PFL, Jorge Bornhausen. Sader foi condenado em novembro em primeira instância por injúria ao criticar em artigo declarações do senador que faz oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A pena é de um ano de prisão em regime aberto, além da perda de sua cátedra na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). No texto publicado em agosto, Sader acusou Bornhausen de 'racista', 'desprezível' e 'direitista' em resposta a uma declaração feita pelo senador de que, em função das denúncias contra o PT, o país se veria 'livre dessa raça por, pelo menos, 30 anos'.

Há uma semana, Sader foi convidado pela direção do PT para participar da reunião do Diretório Nacional, instância máxima do partido, quando recebeu a solidariedade do presidente Lula.

As homenagens ao aniversário do líder cubano vêm ocorrendo durante esta semana, sem a presença de Fidel, que não é visto em público desde julho quando transferiu seus poderes ao irmão Raúl, por causa de uma cirurgia no intestino decorrente de uma doença ainda não revelada. (Reuters)